fbpx
Para continuar independente, a Recorte conta com o apoio de Conheça Lebassis
Menu
15 de fevereiro de 2021

Morte aos papagaios

Morte aos papagaios, de Gustavo Piqueira, foi publicado pelo Ateliê Editorial em 2004

Morte aos Papagaios foi publicado em 2004 e reúne 13 crônicas escritas pelo designer brasileiro Gustavo Piqueira. “Papagaios” são os designers que não têm opinião alguma, buscam opiniões prontas e vivem as repetindo: os que leem design, vão à exposições de design e, mesmo assim, fecham os olhos e seguem falando “papagaices” por aí. O principal motivo pela inclusão do livro na lista foi suscitar o debate sobre a combinação de prática profissional e reflexão. Não são tantos designers que decidem pausar (mesmo que momentaneamente) a atuação em seus estúdios para escrever sobre suas inquietações.

Apesar do esforço necessário em uma área tão carente de reflexão, em diversas passagens, o livro parece se referir a outro tempo, a um mundo que não existe mais. Alguns comentários e observações parecem tão deslocados que talvez torne a leitura até um pouco anacrônica. Mas também é interessante se perguntar: o que ainda ressoa na nossa comunidade passados 16 anos? Evoluímos em algumas dessas discussões?

O autor também faz uma ressalva ao próprio livro. Ao ver que o livro estava na lista do Clube do Livro do Design, Piqueira comentou: “se um dos autores da lista de títulos tiver hoje série ressalvas ao que escreveu há alguns anos em seu livro, é possível alguma espécie de participação na discussão quando chegar ‘sua vez’?”.

Retrato de Gustavo Piqueira por Maria Júlia Rêgo para o Clube do livro

Este texto foi publicado originalmente como leitura complementar do mês de julho de 2020 do Clube do Livro do Design. O Clube, realizado por Tereza Bettinardi, promove debates mensais a partir da literatura do Design.

atua desde 2014 em seu próprio estúdio em São Paulo e tem quase 15 anos de experiência na profissão. Foi professora em diversas instituições de ensino de design e em 2020 fundou o Clube do Livro do Design, projeto que já reuniu mais de 300 participantes.
Apoie a Recorte
A Recorte pode ajudar o seu negócio a crescer. Conheça nossos modelos de apoio e junte-se às empresas, empreendedores individuais e iniciativas que acreditam que a informação e o debate também são pilares do design.