
Morte aos papagaios, de Gustavo Piqueira, foi publicado pelo Ateliê Editorial em 2004
Morte aos Papagaios foi publicado em 2004 e reúne 13 crônicas escritas pelo designer brasileiro Gustavo Piqueira. “Papagaios” são os designers que não têm opinião alguma, buscam opiniões prontas e vivem as repetindo: os que leem design, vão à exposições de design e, mesmo assim, fecham os olhos e seguem falando “papagaices” por aí. O principal motivo pela inclusão do livro na lista foi suscitar o debate sobre a combinação de prática profissional e reflexão. Não são tantos designers que decidem pausar (mesmo que momentaneamente) a atuação em seus estúdios para escrever sobre suas inquietações.
Apesar do esforço necessário em uma área tão carente de reflexão, em diversas passagens, o livro parece se referir a outro tempo, a um mundo que não existe mais. Alguns comentários e observações parecem tão deslocados que talvez torne a leitura até um pouco anacrônica. Mas também é interessante se perguntar: o que ainda ressoa na nossa comunidade passados 16 anos? Evoluímos em algumas dessas discussões?
O autor também faz uma ressalva ao próprio livro. Ao ver que o livro estava na lista do Clube do Livro do Design, Piqueira comentou: “se um dos autores da lista de títulos tiver hoje série ressalvas ao que escreveu há alguns anos em seu livro, é possível alguma espécie de participação na discussão quando chegar ‘sua vez’?”.

Retrato de Gustavo Piqueira por Maria Júlia Rêgo para o Clube do livro
Este texto foi publicado originalmente como leitura complementar do mês de julho de 2020 do Clube do Livro do Design. O Clube, realizado por Tereza Bettinardi, promove debates mensais a partir da literatura do Design.